Notícias

Projeto PERVEMAC II realiza inquérito nutricional à população da ilha de Santiago

 

 

2019 08 01 ERISNo quadro do Projeto PERVEMAC II (Resíduos de Pesticidas em Vegetais na Macasonésia), durante o mês de agosto será realizado um Inquérito Nutricional à população da ilha de Santiago.

Este inquérito detalhado compreende uma pesquisa alimentar completa numa amostra representativa da ilha e prevê a avaliação do estado nutricional da população.

A realização da pesquisa permitirá conhecer os hábitos alimentares e as características das principais refeições, além de avaliar o consumo de alimentos e a ingestão de energia e nutrientes.

O inquérito sobre os hábitos alimentares na Ilha de Santiago antecede um segundo inquérito a nível nacional, e também permitirá conhecer o peso, altura e distribuição ponderal da população, relacionar o estado nutricional com a ingestão de alimentos e nutrientes, analisar os fatores da dieta relacionados com os contaminantes químicos presentes no sangue, bem como conhecer o atual nível de exposição da população aos contaminantes.

De realçar que o PERVEMAC II é um projeto que visa a promoção da agricultura sustentável e da segurança sanitária de alimentos nos arquipélagos da região da Macaronésia. Teve início em 2014 a 2015, em sua primeira fase, com o principal objetivo de pesquisar os resíduos de pesticidas e micotoxinas nos produtos vegetais de origem nacional e importados, consumidos em Cabo Verde, de acordo com as etapas de monitorização, identificação dos perigos e avaliação dos riscos ligados à ingestão alimentar.

A segunda fase do projeto, realiza-se entre 2017 a 2020 e conta com a inclusão de novos produtos para a monitorização, assim como com a introdução de novas atividades associadas à agricultura sustentável na etapa de identificação de perigos, na avaliação de riscos por ingestão alimentar, assim como na gestão de riscos, prevendo várias ações sobre a promoção de dietas saudáveis nas escolas, e formação de técnicos do setor agrícola e agricultores nas Boas Práticas no uso de pesticidas.

 


 

Copyright © 2019 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.