Notícias

ERIS emite circular informativa sobre medicamentos diuréticos tiazídicos, análogos da tiazida e associações

 

 

2020 06 26 ERISA Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu uma circular informativa sobre o risco de efusão coroidal associado aos diuréticos tiazídicos / análogos da tiazida e associações.

Direcionada aos Profissionais de Saúde, a Circular Informativa nº 057/ERIS-DRF/2020 informa que os medicamentos da classe terapêutica dos diuréticos tiazidícos / análogos da tiazida e associações são recomendados como tratamento de primeira linha para a hipertensão. A ação diurética desses medicamentos ocorre através da inibição da reabsorção de cloreto de sódio nos segmentos iniciais do túbulo distal renal.

Com a confirmação do sinal de segurança de efusão coroidal em doentes medicados com diuréticos tiazídicos / análogos da tiazida, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou uma revisão de todos os casos disponíveis provenientes da base de dados europeia de reações adversas EudraVigilance (EVDAS). Concluida a revisão, o referido Comité recomenda a inclusão das novas informações no resumo das características do medicamento (RCM) e folheto informativo (FI) desses medicamentos.

A efusão coroidal é uma acumulação anormal de líquido no espaço supracoroidal do globo ocular, que pode levar a defeito no campo visual, miopia transitória e até glaucoma agudo de ângulo fechado, com consequente risco de perda permanente de visão.

Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a ERIS recomenda aos Profissionais de Saúde e Utentes a notificarem qualquer reação adversa que ocorra com estes medicamentos e não só. As suspeitas de RAM podem ser notificadas online, em: http://www.eris.cv/index.php/centro-nacional-de-farmacovigilancia/notifique-aqui).

A ERIS continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.

 

 


Confira:

Circular Informativa nº 057/ERIS-DRF/2020 - Diuréticos tiazídicos/ análogos da tiazida e associações – Risco de efusão coroidal

Copyright © 2020 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.