Notícias

Cultivar, Alimentar, Sustentar, Juntos: Nossas ações são o futuro

 

 

A 16 de outubro de 2020 o mundo comemora o Dia Mundial da Alimentação, sob o lema “Cultivar, Alimentar, Sustentar, Juntos. Nossas ações são o futuro!”. O Dia Mundial da Alimentação 2020 tem como um dos seus objetivos apoiar os heróis da alimentação (os atores pelo sistema alimentar), que garantem continuamente alimentos do campo à mesa, mesmo no meio de crises, como a atual pandemia da COVID-19.

2020 10 16 Dia Alimentacao

 

  • COVID-19 e a alimentação

A pandemia da COVID-19 obrigou o mundo a repensar as suas prioridades e necessidades mais básicas, e chegar à trivial conclusão de que os alimentos são a essência da vida e a base das nossas culturas.

Uma estratégia fundamental de combate à pandemia da COVID-19 é sem dúvida, garantir o acesso a alimentos seguros e nutritivos, especialmente, para as comunidades pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas pela pandemia e pelos impactos económicos negativos.

Neste Dia Mundial da Alimentação, apela-se à solidariedade global para ajudar toda a população, especialmente as mais vulneráveis, a se recuperarem da crise e tornar os sistemas alimentares mais resistentes e robustos para que possam ultrapassar a volatilidade crescente e os choques climáticos para fornecer dietas saudáveis, ​​acessíveis e sustentáveis para todos.

 

 

  • Situação da alimentação no mundo

 

1. Mais de 2 bilhões de pessoas não têm acesso regular a alimentos seguros, nutritivos e suficientes. A população global deverá atingir quase 10 bilhões em 2050.
2. Quase 690 milhões de pessoas passam fome, um aumento de 10 milhões em relação ao ano de 2019.
3. Cerca de 135 milhões de pessoas em 55 países passam fome aguda, requerendo urgentemente de assistência em alimentos e meios de subsistência.
4. Estima-se que a pandemia da COVID-19 pode agravar a fome no mundo com um acréscimo de entre 83-132 milhões de pessoas em relação ao valor previsto no ponto 2.
5. A desnutrição em todas as suas formas representa um custo na economia global de cerca de 3,5 triliões de dólares por ano.

 

  • Ações para um sistema alimentar sustentável e um mundo sem fome

 

1. Ampliar as ações para fortalecer os sistemas alimentares e proteger a subsistência das pessoas.
2. Diversificar o cultivo de plantas utilizadas na alimentação da população. De entre cerca de 30.000 espécies de plantas, apenas nove correspondem a 66% do total de colheitas alimentares produzidas.
3. Fornecer dietas acessíveis e saudáveis ​​para todos, preservando os recursos naturais, a biodiversidade e enfrentando desafios como as mudanças climáticas.
4. Reduzir a quantidade de perdas de alimentos desde o cultivo/criação até a sua distribuição. Anualmente são perdidos aproximadamente 14% dos alimentos desde a produção até ao comércio.
5. Promover meios de apoio aos pequenos agricultores, como o acesso ao financiamento, capacitação, inovação e tecnologia.
6. Respeitar os regulamentos nacionais e medidas para proteger a segurança alimentar, a qualidade dos alimentos e a saúde dos consumidores.

 

 

  • Contribuição dos Consumidores

Os consumidores são mais do que apenas “consumidores”. Estes têm o poder de influenciar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, através das suas escolhas e ações:

2020 10 16 Dia Alimentacao 1

 

Todos têm um papel a desempenhar para realizar a visão de um mundo sem fome e desnutrição.

 

Juntos para cultivar, alimentar e sustentar o mundo!

Copyright © 2020 ERIS - Entidade Reguladora Independente da Saúde. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.