Notifique:
Reações adversas ou problemas relacionados com medicamentos, incluindo as vacinas
Fabrico e Importação
de produtos para combater a COVID-19
Laboratórios Clínicos Privados
autorizados a realizar testes - SARS-CoV-2
Modelos
de Plano de Contingência para estabelecimentos alimentares
previous arrow
next arrow
Slider

Tire suas dúvidas sobre os Medicamentos:

Podem entrar em contato pela via oral, nasal, pelo sangue, através de aplicação na pele ou nos olhos e, ainda, pela via retal.

Os medicamentos existem em diferentes formas físicas, nomeadamente sob a forma de comprimidos, cápsulas, pós, xaropes, gotas, injetáveis, pomadas, suspensões, aerossóis, supositórios, etc.

Medicamento falsificado é aquele que não provém do fabricante original ou que sofreu alterações ilegais antes do seu fornecimento ao consumidor.

O medicamento é um produto que contém na sua composição, substâncias químicas destinadas a prevenir, diagnosticar, tratar, curar doenças ou aliviar os seus sintomas. São produzidos sob rigoroso controlo técnico, em laboratórios especializados, devendo ser seguros, eficazes e de qualidade.

São aqueles que cumprem o efeito para o qual se destinam (eficazes), cujos benefícios oferecidos são superiores aos riscos (seguros) e que cumpriram todos os requisitos necessários para o seu correto desenvolvimento e fabrico (qualidade).

Sim, principalmente quando utilizados de maneira incorreta os medicamentos podem provocar sérios danos a saúde.

Em Cabo Verde, a compra de medicamentos deve ser feita exclusivamente nas farmácias e nos Postos de Venda de Medicamentos devidamente autorizados.

Para aliviar os sintomas, curar doenças, prevenir doenças (vacinas) e diagnosticar doenças, pois ajudam na deteção de determinadas enfermidades, além de avaliar o funcionamento de órgãos.

Ao comprar os medicamentos fora das farmácias está a dispensar a proteção que as Autoridades dão, de estar a comprar um produto seguro, de qualidade, e que comprovou a sua eficácia.

Os riscos do consumo de medicamento falsificados dependem do tipo de falsificação. Por exemplo: se o medicamento estiver mais ou menos concentrado, a doença que devia ser tratada permanece ou piora, e pode significar risco de morte, etc.