Íris de Vasconcelos Matos
Licenciou-se em Ciências Biomédicas, em 2000, pela Universidade Potiguar - Brasil. Em 2012, finalizou a sua pós-graduação em Saúde Pública, e em 2013, o Mestrado em Saúde Pública, ministrados pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Brasil), em parceria com a Universidade de Cabo Verde.
A sua carreira profissional teve início em 2001, enquanto investigadora na área da genética pelo Departamento de Genética Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (Instituto de Higiene e Medicina Tropical), tendo sido membro de vários projetos internacionais de investigação.
Em 2003, atuou como Consultora Banco Mundial em Cabo Verde, função que desempenhou até meados de 2005 e em 2006, passou a integrar a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), onde, durante onze anos, atuou na área da segurança sanitária de alimentos, e desempenhou a função de Chefe do Departamento de Avaliação e Comunicação de Riscos.
De 2017 a 2018, atuou enquanto Assessora do Ministro da Saúde e da Segurança Social para a área de regulação da saúde. Já em 2018, foi nomeada Inspetora Geral da Saúde, passando a liderar as atividades da Inspeção-Geral da Saúde (IGS).
Em 2019, foi nomeada membro do Conselho de Administração da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), assumindo o pelouro de Regulação Farmacêutica.
Possui vários trabalhos e publicações científicas na área da saúde e regulação sanitária.