Os inspetores da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) começaram hoje, 26 de março de 2021, a ser vacinados contra a COVID-19.

Seguindo o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, aprovado pela Resolução nº 18/2021, os inspetores da ERIS se enquadram nos grupos prioritários para a vacinação na primeira fase, uma vez que têm prestado serviços imprescindíveis na linha de frente do combate à pandemia, no âmbito das ações de fiscalização, e com grande contacto com outras pessoas.

Recorde-se que a missão da ERIS é contribuir para a proteção da saúde pública e dos interesses do cidadão, garantindo a segurança sanitária dos setores farmacêutico, alimentar e da saúde. Com a vacinação dos seus inspetores, a ERIS prosseguirá o cumprimento da sua missão, proporcionando maior segurança para os inspetores e para as pessoas com quem estes têm contacto durante a execução dos seus trabalhos (operadores económicos e consumidores/utentes), correspondendo as necessidades do contexto pandémico.

De referir que a Resolução nº 18/2021 informa que o Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), através da Comissão Nacional de Coordenação e dos Grupos Técnicos de Trabalho elaborou o Plano Nacional, como medida adicional de resposta à pandemia, considerada emergência de saúde pública de âmbito internacional. De acordo com o Plano, a vacina é gratuita para todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos.


Documentos relacionados:

Siga-nos