A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu uma Circular Informativa sobre “Medicamentos utilizados na COVID-19 – Novas Informações: Ivermectina”.
Direcionada aos Profissionais de Saúde, a Circular Informativa nº 027/ERIS-DRF/2021 informa que a proliferação de estudos e a desinformação envolta da pandemia COVID-19 destacaram ainda mais a necessidade de uma divulgação confiável, acessível e regularmente atualizada sobre as evidências clínicas emergentes para o tratamento da COVID-19.
Nesse quadro e no seguimento da atualização periódica do guia sobre as políticas e práticas terapêuticas utilizadas mundialmente, efetuada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que a DCI Ivermectina consta da Lista Nacional de Medicamentos Essenciais, a ERIS recomenda, aos Profissionais de Saúde:
A não utilização de medicamentos contendo ivermectina em doentes com COVID-19, de qualquer gravidade.
Os efeitos de medicamentos contendo ivermectina na mortalidade, ventilação mecânica, admissão hospitalar, duração da hospitalização e eliminação viral permanecem incertos devido à pouca certeza das evidências que abordam cada um desses resultados.
Os medicamentos contendo ivermectina podem aumentar o risco de reações adversas graves levando à descontinuação do medicamento.
Aceda a circular publicada: