A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu uma circular informativa sobre a notificação de suspeita de reações adversas a medicamentos (RAM) em doentes com COVID-19.
A Circular Informativa nº 054/ERIS-DRF/2020 informa que o conhecimento sobre a fisiopatologia e a farmacoterapia da infeção pelo SARS-COV-2 constitui ainda um grande desafio. A título de exemplo, não existem medicamentos autorizados para tratar a COVID-19 estando, neste cenário, a serem utilizados medicamentos autorizados para outras doenças.
Deste modo, a notificação de suspeitas RAM relacionadas com medicamentos utilizados no contexto da COVID-19, constitui um instrumento para a recolha de informações que podem ajudar na tomada de decisões informadas para uma utilização mais segura e eficaz dos medicamentos em contexto de pandemia.
Neste âmbito, a ERIS chama a atenção dos profissionais de saúde e doentes com COVID-19, confirmada ou suspeita, para a importância de notificar suspeitas de reações adversas a medicamentos ocorridas em associação com a toma de qualquer medicamento.
Refira-se que as informações fornecidas pelos doentes e profissionais de saúde, através da notificação de RAM, contribuem para aumentar o conhecimento gerado pelos ensaios clínicos e por outros estudos.
As suspeitas de RAM podem ser notificadas diretamente ao Sistema Nacional de Farmacovigilância, utilizando o Vigimed: Formulário de Notificação - Farmacovigilânica).
A ERIS continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.
CONFIRA: