A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), em parceria com a Inspeção Geral das Atividades Económicas (IGAE) e o Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA), ministrou uma ação de sensibilização com o tema “Boas práticas de abate, transporte e comercialização da carne fresca”.

Realizada de 07 a 09 de julho de 2021, na Sede da Câmara Municipal de São Miguel, a atividade direcionada aos açougueiros e comerciantes de carne, decorreu por ocasião das atividades de inauguração do Matadouro Municipal do Conselho, atendendo ao convite recebido pela Câmara Municipal de São Miguel.

A ação de sensibilização teve como propósito dotar os participantes de ferramentas que auxiliem e sirvam de suporte às questões ligadas ao abate e venda de carne, especificamente, no que toca à higiene, segurança e qualidade das carnes frescas.

Assim, durante a atividade foram apresentadas matérias relacionadas com os “Procedimentos técnicos e condições de abate de animais domésticos”, a “Legislação de base” (apresentação resumida dos principais diplomas nacionais aplicáveis ao Controlo Oficial de géneros alimentícios), as “Condições de higiene e segurança sanitária na manipulação de produtos cárneos” e o “Abate clandestino de animais e comercialização de carnes em lugar inapropriado”.

Em representação da ERIS, estiveram os técnicos afetos à Direção de Regulação Alimentar (DRA), Alice Rodrigues e Edmilson Semedo.

Siga-nos