A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participa de 12 a 18 de setembro de 2021, na troca de experiências em “Investigação Biomédica em Ensaios Clínicos: Capacitação Regulamentar e Ética”, no âmbito do Projeto Bulding Ethical and Regulatory Capacity in Portuguese Speaking African Countries (BERC-Luso).
Enquadrada no programa de capacitação promovido pelo projeto BERC-Luso, a atividade tem como objetivo dar continuidade à segunda fase de formação iniciada em fevereiro de 2020 na cidade da Praia, Cabo Verde, contando com a participação de 25 representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), parceiros do Projeto.
A atividade ocorre em Lisboa, designadamente, em sede da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED) e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC), estando prevista a realização de visitas ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INSA) e ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT).
Em representação da ERIS, a Diretora da Direção da Regulação Farmacêutica (DRF), Ester Oliveira, acompanhada da técnica da DRF, Lenira Centeio, participa na troca de experiências.
De referir que, além da ERIS, os representantes do Comité Nacional de Ética e Pesquisa em Saúde (CNEPS), António José dos Reis, Maria do Céu Teixeira e Crisolita Duarte também participam na atividade, completando a delegação de Cabo Verde.