Outubro Rosa é uma campanha anual realizada a nível mundial durante todo o mês de outubro, com o objetivo de alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do cancro da mama. Essa mobilização visa à divulgação de dados preventivos e ressalta a importância de ter a saúde em atenção, além de fomentar a luta por direitos como o atendimento médico e suporte emocional, visando o acesso a tratamentos de qualidade.

Durante o mês de outubro, diversas instituições no mundo inteiro, abordam o tema com a finalidade de encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam gratuitamente.

 

 

História

A campanha teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de consciencialização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

O símbolo “laço cor de rosa” foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.

Assim, neste mês a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) vai recordar a importância da prevenção para a luta contra o cancro da mama, através da promoção de informação sobre os fatores de risco, os sintomas, bem como sobre a prevenção/autoexame.

 

 


 

ACEDA E CONFIRA:

Siga-nos