O projeto Berc-Luso (Biomedical Ethics and Regulatory Capacity Building Partnership for Portuguese-Speaking African Countries) divulga, mensalmente, uma Newsletter com notícias de interesse geral no âmbito do projeto.

Na edição nº 36, referente ao mês de setembro de 2021, a publicação fala sobre o Estágio intensivo “Requisitos Éticos da Investigação Biomédica e Ensaios Clínicos”, que decorreu na semana de 12 a 18 de setembro de 2021, em Lisboa, na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. (INFARMED) e na Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC).

Durante o estágio os formandos tiveram a oportunidade de conhecer as realidades de trabalho de cada uma das instituições, as suas diferentes especificidades, funções, deveres e responsabilidades, e, ainda tiveram a possibilidade de assistir a uma inspeção em tempo real e fazer exercícios práticos de acordo com as especificidades quer do INFARMED, quer da CEIC.

Refira-se que o BERC-Luso é um projeto de Ética e Reforço da Capacitação Regulamentar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), aprovado e financiado pelo Programa EDCTP2 (Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos), com o apoio da União Europeia e co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), e tem o objetivo de desenvolver e fortalecer os sistemas nacionais de regulação de medicamentos e as capacidades para a revisão ética da investigação clínica e possui a duração de 3 anos, estando a ser executado desde outubro de 2018.


CONFIRA:

Siga-nos