Novembro azul é uma campanha anual realizada a nível mundial durante todo o mês de novembro, com o objetivo de alertar os homens, sobre o diagnóstico precoce do cancro da próstata e de cuidados integrais com a saúde do homem.

Assim, aliada a celebração do Dia Internacional do Homem, assinalado a 19 de novembro, em todo o mundo, os valores positivos que os homens trazem ao mundo, suas famílias e comunidades são recordados. Promovendo a divulgação de dados preventivos relativos ao cancro da próstata, um dos cancros mais comuns no mundo e com maior prevalência em homens com idade acima de 65 anos, a campanha ressalta a importância de ter a saúde em atenção.

 

 

Cancro da Próstata

O cancro da próstata é uma doença que comummente se desenvolve lentamente e de forma assintomática. Afetando a próstata, uma glândula presente nos indivíduos do sexo masculino, a doença atinge, principalmente, homens acima dos 65 anos de idade.

Os fatores de risco estão associados à idade avançada, à existência de casos de cancro da próstata na família (pai, irmão, tio etc.) e aos aspetos físicos como ser negro ou apresentar sobrepeso ou obesidade.

No que respeita aos sintomas, em muitos casos e nas fases iniciais, o cancro da próstata é assintomático. Quando existem sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina e presença de sangue.

Para o diagnóstico, é feita a análise histopatológica do tecido da próstata. Esse exame é realizado após a deteção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor, já o PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata.

Para o tratamento, o médico deverá determinar a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso, habitualmente, indicando-se cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal.

 

 


ACEDA E CONFIRA:

2021 Novembro Azul

Siga-nos