O Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde assinala-se a 12 de dezembro, este ano sob o lema “Não deixe a saúde de ninguém para trás: invista em sistemas de saúde para todos”.

Esta celebração mundial compreende uma oportunidade para revisar o progresso e identificar lacunas para garantir que todos, em qualquer lugar, possam ter acesso aos cuidados de saúde de que precisam, perto de onde vivem e sem sofrer dificuldades financeiras. É também um dia para focar no que precisa acontecer a seguir para alcançar um progresso concreto e contínuo em direção a um mundo mais justo e saudável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as desigualdades prejudicam os esforços para proteger, promover e melhorar a saúde para todos e, como resultado, ameaçam o desenvolvimento social e económico em todo o mundo. No contexto atual, em que a COVID-19 enfatizou e aumentou as desigualdades na saúde em todo o mundo, a OMS continua a fortalecer seu apelo por maior vontade política e ação acelerada dos líderes mundiais, com o intuito de colocar a igualdade na saúde no topo da agenda global apoiando os países no trabalho em direção à cobertura universal de saúde.

Em Cabo Verde, enquadrado na celebração do Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) realiza no próximo dia 13 de dezembro de 2021, pelas 09h00 um Seminário para assinalar a data, através de uma plataforma de reuniões online.

 


As coordenadas para participar no evento são:

 

Siga-nos