A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou de 20 a 24 de junho de 2022, no 2º ciclo de workshops sobre avaliação de dossier de produtos médicos, dirigida para avaliadores juniores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Organizado pela CEDEAO e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o workshop teve como objetivo principal capacitar os avaliadores da região da CEDEAO, incrementando seus conhecimentos e habilidades para avaliar dossiers de produtos médicos em formato Documento Técnico Comum (CTD) e com recurso às diretrizes internacionais e da CEDEAO sobre CTD.
Os workshops de autoavaliação e avaliações completas, bem como as análises de lacunas realizadas pelo fórum de diretores das agências reguladoras nacionais (FOWAHN), destacaram certas limitações na avaliação de dossiers na maioria das Autoridades Reguladoras Nacionais (ARN) da região. Assim, para colmatar estas lacunas, a CEDEAO e a OMS organizaram conjuntamente o 2º ciclo de workshops sobre avaliação de dossiers para avaliadores juniores da CEDEAO.
Refira-se que desde 2009, a OMS tem desempenhado um papel central na criação e implementação da Iniciativa de Harmonização da Regulação Farmacêutica para a região Oeste Africana (WA-MRH) e na prestação de assistência técnica às iniciativas regionais de harmonização regulatória de medicamentos.
Em representação da ERIS, os técnicos da Direção de Regulação Farmacêutica (DRF), Anícia Fernandes, José Carlos Carvalho e Waldir Brito, participaram na atividade.