A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou nos dias 08 e 09 de novembro de 2022, no 3º Congresso Nacional de Investigação em Saúde, sob o lema “Investigação em Saúde e Segurança Sanitária”.

O Congresso teve como objetivo analisar os contributos e os desafios da investigação na área da saúde em Cabo Verde, em prol do reforço de ações focadas na saúde pública.

Durante o evento, a segurança sanitária foi abordada na ótica de três pilares, designadamente, “Politica e sistema de Saúde em contexto de segurança sanitária”, “Comunicação de risco e promoção da saúde” e “Investigação em saúde para a segurança sanitária”.

Em representação da ERIS, o Presidente do Conselho de Administração, Eduardo Tavares, participou, na qualidade de orador, na mesa redonda “Investigação biomédica em Cabo Verde:  Prioridades, desafios e oportunidades”.

O Diretor da Direção de Regulação Alimentar (DRA), Edson Santos, também participou no evento enquanto orador, com a apresentação do tema “Desafios ao Controlo Sanitário de Água e Alimentos e a abordagem One Health”. A apresentação incidiu sobre os conceitos de “uma só saúde” (do inglês, one health) e segurança sanitária dos alimentos (em inglês, food safety), tendo sido apresentados os desafios globais e locais na aplicação da abordagem “uma só saúde”, como fator de reforço ao fomento da segurança sanitária dos alimentos.

O 3º Congresso Nacional de Investigação em Saúde foi organizado pelo Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).

Siga-nos