A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) recebeu no dia 15 de novembro de 2022, nas suas instalações, uma comitiva do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) do Brasil, composta por 05 especialistas.

A visita à ERIS teve como objetivo principal conhecer e entender o contexto da regulação em Cabo Verde, neste caso particular, a intervenção da entidade reguladora. De um modo geral, a missão da equipa do INMETRO à Cabo Verde teve em vista permitir um melhor conhecimento da realidade nacional e os principais desafios enfrentados, a fim de estabelecer uma cooperação técnica profícua nos domínios da metrologia, acreditação, certificação e da avaliação de conformidade, estando enquadrada na busca por estratégias para a cooperação com o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

A comitiva foi recebida pela Administradora Executiva, Íris de Vasconcelos Matos, acompanhada pela Diretora da Direção de Regulação Farmacêutica (DRF), Ester Oliveira, e da Técnica do Gabinete de Planeamento, Cooperação e Gestão da Qualidade (GPCGQ), Sónia Delgado.

Em representação do INMETRO, estiveram presentes na visita o responsável pela Direção Técnica Internacional, Marcos Borges, da Diretoria de Regulamentação e Avaliação da Conformidade, Leonardo Rocha, do Centro de Capacitação do INMETRO, Vanderleia de Souza, da Diretoria de Metrologia Legal, Marcelo Morais, e da Coordenação Geral da Creditação, Sandra Saraiva. A delegação também contou com 01 representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ana Perez e 01 representante da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, Liriam Delgado.

A delegação do INMETRO e ABC se fez acompanhar por representantes do IGQPI, nomeadamente, a Presidente do Conselho Diretivo, Ana Paula Spencer, o Diretor de Serviço de Metrologia, José António, o Diretor de Serviço de Normalização e Avaliação da Conformidade, Tommy Alves.

Siga-nos