A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) realizou de 02 a 10 de novembro e de 05 a 09 de dezembro de 2022, ações de fiscalização em restaurantes alocados em empreendimentos turísticos e restaurantes localizados no circuito das excursões turísticas, sediados na ilha do Sal.

Realizadas no âmbito da sua competência de supervisão do setor alimentar, as ações inspetivas contaram com a colaboração do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), da Delegacia de Saúde do Sal e da Câmara Municipal do Sal, e teve como objetivo a verificação da aplicação das normas legais de segurança sanitária dos alimentos nos estabelecimentos e empreendimentos turísticos na ilha do Sal, assim como o acompanhamento da implementação das medidas corretivas determinadas nas inspeções anteriormente realizadas.

 


AÇÕES DE INSPEÇÃO:

No total, foram inspecionados 28 estabelecimentos, sendo 14 classificados como estabelecimentos hoteleiros e de restauração, 06 estabelecimentos de comércio por grosso e a retalho e 08 estabelecimentos de restauração localizados no circuito da excursão turística.

Neste quadro, foram elaborados 20 autos de medidas corretivas e apreendidos cerca de 343kg de géneros alimentícios, devido à constatação da presença de pragas, má conservação dos alimentos e prazos de validade vencidos e 03 estabelecimentos tiveram as atividades suspensas temporariamente.

As principais recomendações emanadas das inspeções estão relacionadas com as condições de segurança sanitária dos alimentos, bem como com as questões de higiene das instalações.

Siga-nos