Nesta nova edição do Boletim Alimentos Seguros, n.º 04/2022, com o tema “Época festiva: manipulação de alimentos em condições de higiene e segurança”, a publicação informa que a época festiva do Natal e Fim do Ano são ocasiões de reunião e convívio familiar à volta das tradicionais ceias, com pratos especiais e normalmente preparados em grandes quantidades. Apesar de serem ocasiões de alegria, também estão propensas a aumentar os riscos de contaminação dos alimentos, em todas as fases de manipulação dos alimentos, pelo que é necessário estar alerta e redobrar os cuidados.

Assim, através desta publicação, é promovido o "Manual de Boas Práticas de Higiene para Estabelecimentos Alimentares", que inclui um conjunto de procedimentos de boas práticas que devem ser tidos em conta pelos operadores e que também podem ser adotadas em casa, na devida proporção, para minimizar os riscos de contaminação de alimentos neste Natal e Fim de Ano.

Ainda, nesta edição, o leitor poderá verificar as recomendações da ERIS, relativamente às compra e preparo dos alimentos durante a quadra festiva.

Recorde-se que o Boletim Alimentos Seguros tem caráter especializado e apresenta um tema exclusivo a cada edição, com o objetivo de servir de canal de comunicação entre a ERIS, seus utentes e parceiros, no exercício da vigilância sanitária dos alimentos, além de promover a exposição de temas que reflitam o interesse e o empoderamento dos leitores.

 


CONFIRA:

Siga-nos