O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro (Brasil). Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Enquadrada no objetivo de desenvolvimento sustentável 6 (água e saneamento para todos até 2030), para 2023, a celebração tem como tema: "Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento".
Seja a mudança que deseja ver no mundo
Para 2023, a ONU iniciou a campanha de promoção sobre a data convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água. Para sensibilizar as pessoas, o Dia Mundial da Água trouxe uma fábula ancestral sobre um beija-flor, que quando enfrentado com uma crise, decide agir. Nessa história, o beija-flor resolve carregar gotas de água em seu bico para apagar um incêndio na floresta. Quando questionado pelos outros animais, ele responde que está a fazer o que pode!
O mundo está a viver uma crise global de água e saneamento. 25% da população mundial busca água em fluxos de água, lagos ou de um fornecedor dispendioso. 22% não tem acesso a casas de banho, usando espaços abertos e de deficiente higiene. 50% dos pântanos desapareceram nas últimas décadas e 80% da água disponível é utilizada na agricultura e em indústrias do setor alimentar.
Infelizmente, a nível global, evidencia-se estarmos criticamente fora dos caminhos traçados e estima-se que será muito difícil cumprir as metas estabelecidas pela Agenda 2030, pelo que cada pessoa precisa se assumir como o beija-flor.
Os operadores e consumidores do setor alimentar têm uma responsabilidade acrescida no uso da água, pois é um setor totalmente dependente desse recurso. Além dos requisitos sanitários legais sobre o uso da água no setor, apela-se ao uso consciente desse bem e a reutilização cautelosa de forma a não colocar os alimentos produzidos em risco.
Assim, tendo em conta a lista de ações simples elencadas pela ONU, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) selecionou algumas ações que podem ser adotadas para promover o uso racional da água e a melhoria das condições de saneamento necessárias para a segurança sanitária dos alimentos:
💧Economize água: diminua o tempo utilizado nas ações de higiene pessoal e não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes, lavar a louça e preparar alimentos.
💧Evite o desperdício de água: conserte vazamentos de água, por exemplo nas canalizações de água ou de esgoto.
💧Coma alimentos locais e sazonais: compre alimentos locais e sazonais e procure produtos confecionados com menos água.
💧Evite o desperdício de alimentos: não jogue fora alimentos comestíveis. Estima-se que 1/3 de todos os alimentos produzidos globalmente são perdidos ou vão para o lixo. Reduzir o desperdício de alimentos reduz a demanda da agricultura, que é um dos maiores consumidores de água. Portanto, reduza o desperdício de alimentos e economize água.
💧Pare de poluir e proteja a natureza: não jogue restos de comida, óleos ou produtos químicos no vaso sanitário ou no ralo.
💧Seja curioso e participe no seguinte desafio: descubra de onde vem sua água e como ela é compartilhada e visite uma estação de tratamento para ver como os resíduos locais são geridos.
SAIBA MAIS:
https://www.worldwaterday.org/
ARTIGO RELACIONADO:
22 de março - Dia Mundial da Água