A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou na reunião regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a produção de dados para os trabalhos do Codex Alimentarius, decorrida em Lomé, Togo.
O encontro teve como objetivo promover a criação de rede e a partilha de informações, bem como identificar áreas prioritárias de trabalho do Codex Alimentarius na região, nomeadamente relacionadas com contaminantes, aditivos alimentares, pesticidas, e medicamentos veterinários, microbiologia e higiene alimentar. Além disso, a reunião visava identificar e debater questões processuais e de governança necessárias para estabelecer a Rede de Laboratórios Regionais de Segurança Sanitária de Alimentos da CEDEAO e do Sahel.
A evento reuniu 44 participantes, incluindo representantes das instituições que atuam como Pontos de Contacto do Codex nos Estados membros da CEDEAO e do Chade, representantes dos institutos nacionais de investigação agrícola, académicos, peritos que atuam na Rede Regional de Segurança Sanitária dos Alimentos, coordenadores da Rede Nacional de Laboratórios de Segurança Sanitária dos Alimentos, peritos selecionados na reunião da Interafrican Bureau for Animal Resources (AU-IBAR) sobre resíduos de contaminantes e pesticidas, representantes do Foreign Agricultural Service (USDA-FAS), entre outros.
Em representação da ERIS, entidade que é Ponto de Contato do Codex Alimentarius em Cabo Verde, a Administradora Executiva, Patrícia Miranda Alfama, participou no evento.