A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS), a Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde (OFCV), a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos (OMC), a Universidade Jean-Piaget (Uni-Piaget) e a Universidade de Santiago (US) juntam-se ao Uppsala Monitoring Centre (UMC) para promover de 06 a 12 de novembro de 2023, uma campanha online em comemoração da Semana Internacional da Segurança do Medicamento (SISM, em inglês Med Safety Week).
Com o tema “Quem pode notificar?”, a campanha global deste ano envolve agências reguladoras de medicamentos e centros nacionais de farmacovigilância de 88 países e visa sensibilizar os possíveis notificadores, como os doentes, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, sobre o seu papel enquanto intervenientes dos sistemas de farmacovigilância e para a garantia da segurança dos medicamentos.
Coordenada pelo UMC, o centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) que gere o Programa Mundial de Monitorização de Reações Adversas a Medicamentos, a SISM compreende uma campanha global, cujos objetivos específicos são:
- Incentivar a população a identificar e a notificar medicamentos (RAM);
- Divulgar a informação sobre como pode ser feita a notificação de RAM;
- Sensibilizar a população para o uso seguro de medicamentos;
- Aumentar a consciencialização sobre os processos de farmacovigilância e a existência de centros nacionais de farmacovigilância.
CABO VERDE
Em Cabo Verde, a ERIS coordena o funcionamento do Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF), em articulação com o órgão competente do Governo de Cabo Verde, responsável pela pasta da saúde.
Através do CNF, a ERIS recolhe, analisa e gere as notificações das suspeitas de RAM, assim como de problemas relacionados com medicamentos (PRM). A notificação voluntária é um elemento essencial para a avaliação da relação benefício/risco do medicamento, para a promoção de uma prática terapêutica racional e para a identificação de alterações a introduzir na informação sobre o medicamento ou até mesmo para a sua retirada do mercado.
A nível nacional, as notificações podem ser submetidas através do preenchimento do formulário:
- Impresso, disponível nas instalações da ERIS, nas farmácias, nas estruturas públicas e privadas de saúde;
- Online, disponível no sítio eletrónico da ERIS (clique aqui);
- No aplicativo móvel Med Safety, para utilizadores iOS e Android (clique aqui).
As notificações poderão, ainda, ser enviadas por fax (262 4970) ou por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Junte-se à #MedSafetyWeek!
Lembre-se: Notifique sempre todas as suspeitas de reações adversas a medicamentos!