No âmbito da sua competência de supervisão do setor alimentar, a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) realizou de 16 a 20 de outubro de 2023, ações de inspeção a 12 estabelecimentos do setor alimentar, sediados na cidade da Praia, Santiago.

A atividade teve como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis ao setor alimentar no que concerne à segurança sanitária dos alimentos e contou com a participação da Policia Nacional (PN), da Delegacia de Saúde e da Câmara Municipal da Praia (CMP).

As inspeções tiveram como foco principal os estabelecimentos classificados como retalhistas, distribuídos pelas zonas da Fazenda, Plateau, Terra Branca, Palmarejo Grande e Cidadela. Como resultado, 07 estabelecimentos tiveram a sua atividade suspensa e foram apreendidos géneros alimentícios em 05 estabelecimentos.

As principais não conformidades identificadas estavam relacionadas com as condições de higiene das áreas de manipulação dos alimentos, a organização de armazéns, a prevenção e controlo de pragas, assim como com a presença de animais em áreas de manipulação e a ausência de sistemas de rastreabilidade.

Siga-nos