A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou de 30 de outubro a 03 de novembro de 2023, numa atividade de intercâmbio com a entidade Ponto de Contacto do Codex Alimentarius no Senegal, o Centro Anti-veneno do Ministério da Saúde e da Ação Social do Senegal, com foco em temas específicos relacionados ao funcionamento do Comité do Codex do Senegal e dos seus Comités Técnicos Específicos.
A atividade teve como objetivo principal conhecer a experiência do Senegal no que concerne as atividades do Codex Alimentarius, a nível nacional e internacional. Assim, houveram momentos de partilha de conhecimentos entre as partes, através de reuniões presenciais e participação nos trabalhos dos Comité do Codex, assim como através da realização de visitas de campo a laboratórios oficiais de segurança dos alimentos e saúde pública, nomeadamente o Laboratório Nacional de Análise e Controlo (LANAC), o Laboratório de Segurança dos Alimentos e Higiene Ambiental do Instituto Pasteur de Dakar e o Laboratório de Resíduos de Pesticidas da Fundação CERES LOCUSTOX.
Em representação de Cabo Verde, participaram na atividade a Administradora da ERIS responsável pelo pelouro da regulação alimentar, Patrícia Miranda Alfama, e o Diretor da Direção de Regulação Alimentar (DRA), Edson Santos.
De referir que uma delegação do Mali participou no intercâmbio, a fim de, também, trocar experiências em matérias relacionadas com o Codex.