A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou nos dias 06 e 07 de março de 2024, no 3º Workshop avançado de treinamento sobre Avaliação de Produtos Inalatórios, realizado em Adis Abeba, Etiópia.

A atividade teve como público alvo os avaliadores seniores e membros dos grupos de trabalho de peritos de avaliação conjunta regional da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da Organização de Coordenação para a luta contra as Endemias na África Central (OCEAC), da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), da East African Community (EAC), da Intergovernmental Authority on Development (IGAD) e da Comunidade de Desenvolvimento da África do Sul (SADC), assim como das autoridades reguladoras nacionais das Comunidades Económicas Regionais (CER).

Contando com a participação de 31 formandos, o workshop teve como objetivo principal reforçar a capacidade dos participantes na avaliação de produtos para inalação, a fim de contribuir para a expansão do portfólio das formas farmacêuticas avaliadas a nível regional e nacional.

Em representação da ERIS, a atividade contou com a participação do técnico da Direção de Regulação Farmacêutica (DRF), José Carlos Carvalho.

De recordar que, desde a criação da iniciativa Africana de Harmonização Regulatória de Medicamento (AMRH) e o lançamento do primeiro projeto MRH das Comunidades Económicas Regionais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade para a Autorização e Controle de Produtos Terapêuticos na Suíça (Swissmedic) têm colaborado no fornecimento de apoio técnico substancial aos projetos MRH das CER. Esse apoio tem centrado principalmente na capacitação do pessoal das autoridades reguladoras nacionais (ARN), facilitando atividades conjuntas, desenvolvimento e harmonização de instrumentos e requisitos regulamentares.

Siga-nos