A 1.ª edição de 2024 do Boletim Produtos Cosméticos, referente aos meses de janeiro a junho, tem como tema "Niacinamide: O que deve saber, para além das tendências?”.

Nesta edição, o boletim informa que a Niacinamide é uma das várias substâncias utilizadas em produtos cosméticos para o cuidado da pele e é empregue para alcançar uma superfície de pele uniforme, diminuindo a sua rugosidade ou mesmo algumas irregularida­des, devido às suas propriedades alisantes ou suavizantes.

O boletim também refere que o cuidado com a pele é uma tendência cada vez mais enraizada na sociedade moderna e preconiza rotinas que envolvem o uso de vários produtos cosméticos em simultâneo. Os padrões de beleza impostos por esse cuidado obsessivo com a pele deram origem a um transtorno chamado Cosmeticorexia, que define a compra e o uso excessivo de produtos para o cuidado da pele, um fenómeno que afeta mulheres e também meninas. Tal prática não apenas perturba os comportamentos esperados para essa idade, mas também pode ter efeitos na saúde. Os especialistas da pele alertam para um aumento dos casos de irritação, acne e dermatite entre os mais jovens, como reação aos potentes princípios ativos contidos nos produtos que usam por influência das tendências.

 


CONFIRA:


Siga-nos