A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) participou de 2 a 7 de junho de 2024, numa troca de experiências com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de Portugal, sobre as atividades de controlo oficial dos géneros alimentícios.

A atividade decorreu em Lisboa, estando enquadrada no Protocolo de Colaboração existente entre a ERIS e a ASAE, e tendo como objetivo conhecer as atividades da ASAE no âmbito das atividades de controlo oficial dos géneros alimentícios.

Assim, os técnicos da ERIS tiveram a oportunidade de conhecer, em específico, os procedimentos aplicáveis à elaboração e execução do Plano Nacional de Colheita de Amostras (PNCA) da ASAE, acompanhar in loco uma ação de colheita de amostras de géneros alimentícios, assim como conhecer os procedimentos da ASAE aplicáveis ao planeamento operacional e os procedimentos para a gestão de emergências em segurança sanitária dos alimentos. Ainda, a equipa da ASAE apresentou os principais projetos dessa entidade em matéria de avaliação de riscos.

Em representação da ERIS, a atividade contou com a participação dos técnicos afetos à Direção de Regulação Alimentar (DRA), Janete Tavares e Wilson Tavares.

Siga-nos